Estas receitas vegetarianas são práticas, deliciosas e saudáveis. Nem se dá conta que não possuem qualquer carne ou peixe na sua composição.

Pizza caseira de espinafres e mozzarella

receita pizza espinafres mozzarella 1 - 3 receitas vegetarianas e saudáveis

Ingredientes:

Massa

» 2 chávenas de farinha de trigo
» 1 colher de café de sal
» 15g de fermento biológico fresco
» 1/2 chávena de espinafres cozidos e picados
» 2 colheres de sopa de óleo vegetal
» 1/2 chávena de água fria
» 3 colheres de sopa de molho de tomate

Recheio

» 200g de mozzarella 
» 1/2 chávena de tomate seco
» 100g de queijo parmesão ralado
» Azeitonas pretas e manjericão fresco

Modo de confeção:

Numa tigela, começar por misturar a farinha com o sal. Adicionar o fermento esfarelado e os espinafres, e mexer até obter uma massa homogénea. Acrescentar o óleo e a água fria, aos poucos, até formar uma massa lisa. Se necessário, adicionar um pouco mais água. Formar uma bola, cobrir e deixar em repouso durante 40 minutos. Depois, abrir a massa numa superfície enfarinhada até formar um disco grande. Colocar a massa numa forma para pizza, furá-la com um garfo e espalhar o molho de tomate. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos, sem deixar escurecer. Retirar do forno e espalhar, a gosto, o queijo mozzarela, o tomate seco e o queijo parmesão.
Colocar novamente no forno por mais 20 minutos ou até a massa ficar dourada. Finalmente, decorar com azeitonas e manjericão antes de servir.

Hambúrgueres de grão-de-bico e coentros

Hambúrgueres de grão-de-bico e coentros

Ingredientes:

» 400g de grão-de-bico escorrido
» Raspas de 1 limão
» Sumo de 1/2 limão
» 1 colher de chá de cominhos
» 1 ramo pequeno de coentros picados
» 1 ovo
» 100g de pão ralado
» 1 tomate grande fatiado
» 1 cebola vermelha média: 1/2 cortada em cubos; 1/2 cortada em fatias
» 1 colher de sopa de azeite
» 4 pães de hambúrgueres com sementes
»  1/2 pepino fatiado
» Molho de iogurte caseiro

Modo de confeção:

Num processador de alimentos, colocar o grão-de-bico, as raspas e o sumo de limão, os cominhos, metade dos coentros, o ovo e os temperos. De seguida, colocar a mistura numa tigela e acrescentar 80g de pão ralado e a cebola aos cubos. Formar 4 hambúrgueres com a massa obtida e dispor o restante pão ralado em ambos os lados. Deixar repousar durante, pelo menos, 10 minutos. Colocar o azeite numa frigideira e deixar aquecer bem. Depois, fritar os hambúrgueres por 4 minutos de cada lado, mantendo em lume brando para não queimarem. Para servir, fatiar cada pão de sementes e rechear com uma fatia de tomate, um hambúrguer, algumas fatias de cebola roxa e de pepino, uma porção de molho de iogurte caseiro e os coentros restantes. Estão prontos a servir.

Bolonhesa vegetariana

Bolonhesa vegetariana

Ingredientes:

» 300g de esparguete integral (ou outra massa à escolha)
» 2 colheres de sopa de molho de tomate (de preferência caseiro)
» 3 pimentos pequenos (um vermelho, um amarelo e um laranja)
» 6 cogumelos frescos
» 1 fio de azeite
» Sal, pimenta e oregãos q.b. 
» 6 tomates cherry
» 1 colher de chá de queijo parmesão ralado

Modo de confeção:

Cozer a massa esparguete em água abundante com sal (reservar uma chávena da água de cozer a massa). Escorrer e reservar. Cortar os cogumelos e os pimentos. Temperar com sal, pimenta e oregãos e deixar saltear. Adicionar um pouco de água de cozer a massa (que ficou reservada) e o molho de tomate, e deixar cozinhar mais uns minutos. Acrescentar os tomates cherry partidos ao meio. Juntar a esparguete ao preparado vegetariano, juntar o queijo parmesão previamente ralado e envolver bem todos os ingredientes. Servir de imediato.