Regressar ao ginásio depois de muito tempo exige alguns cuidados redobrados. Afinal, a intensidade a que o corpo é submetido é demasiado elevada. Além de utilizar cargas mais elevadas, vai praticar exercícios que, possivelmente, não faz há muito tempo!

 

Separamos algumas dicas para um regresso mais tranquilo e, claro, sem sofrimento.

 

1 – Atenção à intensidade!

Esteja a começar do zero ou a regressar depois de algum tempo aos treinos no ginásio, tenha atenção à intensidade. Os primeiros dias devem ser calmos, devidamente ajustados à sua condição física atual e livres de cargas elevadas.

 

2 – Mantenha uma boa hidratação

A hidratação é fundamental e deve ser tida como parte integrante da prática de exercício físico, antes, durante e após qualquer treino. Mantém o corpo saudável, evita lesões e previne doenças mais graves.

 

3 – Não descure o descanso

Sem descanso, sem resultados. No treino damos um estímulo ao nosso corpo e esses ganhos acontecem no período de descanso, em que o nosso corpo faz reposição energética e potencia o crescimento muscular.

 

4 – Alimentação adequada ao plano de treino

De nada adianta treinar muito se tiver uma alimentação inadequada às suas necessidades. É, por isso, importante que se mantenha informado e, se tiver oportunidade, recorrer ao conhecimento especializado (personal trainer e nutricionista) de forma a ser criado um plano de treino e alimentar adequado aos seus objetivos.

 

5 – Não desista à primeira tentativa

Esta é a dica que não deve mesmo descartar. É perfeitamente natural que o regresso ao ginásio não seja tão agradável assim, mas se mantiver o foco e a motivação que o levaram a começar, tem tudo para conseguir. Faça desta mudança um hábito de sucesso!