A prática regular de atividade física faz bem ao coração e à saúde em geral, sendo também determinante na prevenção das doenças cardiovasculares. 

De seguida apresentamos alguns exercícios benéficos para a saúde do coração. 

Caminhar

Pode ser o primeiro passo para uma vida saudável. Esta é uma atividade que está ao alcance de qualquer um. Caminhar permite reduzir o risco de hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes.

Correr (sem exageros)

É uma das atividades físicas mais reconhecidas por ser benéfica para a saúde. Entre os benefícios destacam-se a melhoria da condição cardiovascular ou a redução da pressão arterial.

Pedalar

Bastam 30 minutos por dia para começar a melhorar o seu sistema cardiovascular. Além disso, andar de bicicleta fortalece quase todos os músculos do seu corpo, a começar pelas pernas, mas também abdominais, costas e músculos dos ombros.

Nadar

É um dos exercícios aeróbicos mais completos. A natação regular pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, AVC e diabetes tipo 2. Além disso, e quando comparado com outros tipos de desporto, nadar pode reduzir o risco de morte em 50% relativamente à corrida, caminhada ou a quem não faz exercício.

Hidroginástica

Esta modalidade tem a grande vantagem de ter um impacto reduzido no corpo. A hidroginástica é uma ótima forma de melhorar a saúde do coração. A sua prática ajuda a baixar a pressão arterial e o “mau” colesterol (LDL), ao mesmo tempo que eleva o “bom” colesterol (HDL). Esta atividade pode adaptar-se à forma física de qualquer pessoa, ajudando a fortalecer os músculos e as necessidades cardiovasculares de vários grupos etários.

Pilates

Apesar de não ser uma atividade aeróbica por natureza, é um excelente complemento a atividades aeróbicas como caminhar, correr ou andar de bicicleta. O principal benefício direto do Pilates é uma potencial redução dos níveis de stress, o que, a longo prazo, pode promover a saúde do coração.

 

O aconselhamento médico é essencial para uma melhor orientação em relação à periodicidade com que deve/pode fazer exercício físico, a duração de cada treino e os tipos de atividade física que deve preferir