Perder peso pode parecer uma missão impossível. No entanto, não exige uma revisão completa da dieta e estilo de vida atuais. De facto, fazer pequenas alterações na rotina matinal não só pode ajudar a perder peso como também a mantê-lo.

Neste artigo listamos 8 hábitos matinais simples e que podem facilmente ser incorporados ao seu dia-a-dia para ajudar a perder peso.

 

01. Pequeno-almoço rico em proteínas

Há uma boa razão para que o pequeno-almoço seja considerado a refeição mais importante do dia. 

Esta refeição pode definir as escolhas para o dia inteiro, pois determina o nível de satisfação até ao almoço. Ou seja, um pequeno-almoço completo e rico em proteínas pode ajudar a reduzir a vontade de comer doces, bem como controlar o apetite nas refeições seguintes.

A proteína também pode ajudar a perder peso, uma vez que diminui a grelina, a hormona que regula e estimula o apetite.

Assim, para começar bem o dia, o primeiro passo é considerar boas fontes de proteínas, tais como ovos, iogurte, queijo magro, nozes e sementes de chia. 

02. Beber água

Adquirir o hábito de beber um ou dois copos de água ao acordar é uma maneira simples de melhorar a perda de peso. 

A água pode ajudar a aumentar o gasto de energia, ou o número de calorias que o corpo queima, por pelo menos 60 minutos. Além disso, contribui para reduzir o apetite.

Vários estudos comprovam que beber 1,5 a 2 litros de água por dia pode ajudar a perder peso. Começar a manhã com água e manter uma boa hidratação ao longo do dia é uma ótima estratégia para aumentar a perda de peso sem muito esforço.

03. Pesar-se logo de manhã

De acordo com o médico especialista em obesidade e exercício, Charles Seltzer, a melhor altura do dia para se pesar é de manhã, depois de ir à casa de banho. Para algumas pessoas, o ato de subir a uma balança consegue ser dramático. Contudo, pode ser um método eficaz para aumentar a motivação e melhorar o autocontrolo.

Vários estudos associaram este método à maior perda de peso por promover hábitos e comportamentos saudáveis.

O peso pode variar diariamente e ser influenciado por diversos fatores. É, por isso, muito importante manter a consistência, em vez de se fixar nas pequenas mudanças do dia-a-dia.

04. Apanhar sol

Aproveitar os primeiros raios de sol que entram pela janela ou passar alguns minutos ao ar livre todas as manhãs, pode impulsionar a perda de peso. 

A exposição solar também é a melhor maneira de atender às necessidades de Vitamina D. Dessa forma, manter os níveis necessários desta vitamina pode ajudar a perder ou até a prevenir o ganho de peso.

No entanto, a quantidade de exposição ao sol necessária pode variar de acordo com o tipo de pele, a estação e a localização. 

05. Praticar Mindful Eating

O Mindful Eating é uma das técnicas utilizadas na meditação para emagrecer. O foco principal é ensinar a comer de forma mais consciente.

Aprender a comer com consciência é sentir o que o alimento nos pode proporcionar. É alimentar o nosso organismo e os nossos sentidos, além de nutrir a nossa mente e as nossas emoções.

06. Preparar as refeições 

Um dos comportamentos que fazem engordar é a falta de planeamento.

A marmita é, sem dúvida, uma opção prática e económica, que permite fazer as próprias escolhas alimentares. Apesar de exigir um pouco mais de trabalho do que comer fora, com alguma organização prévia preparam-se refeições bem mais saudáveis.

Além de pensar no almoço, prepare as opções de lanche para comer durante a manhã e a tarde. Desta forma, não há necessidade de recorrer a comida de café ou à pastelaria, pois têm sempre opções mais calóricas e menos saudáveis.

07. Ter uma boa noite de sono

Estudos comprovam que uma das consequências da restrição do sono é o aumento do apetite. Consequentemente, desencadeia a vontade de comer alimentos ricos em açúcar e gordura. 

Para maximizar resultados é fundamental estabelecer um horário de sono reparador, aliado a uma alimentação equilibrada e à prática de exercício físico.

08. Caminhar ou pedalar

Conduzir é uma das maneiras mais convenientes para chegar ao trabalho. Contudo, esta não é a única alternativa. Sempre que possível, escolha caminhar, andar de bicicleta ou fazer uma parte do percurso a pé.

 

Pequenas alterações nos hábitos matinais fazem toda a diferença para quem quer perder peso. Ponha em prática estes comportamentos saudáveis pela manhã e inicie o dia com o pé direito. 

Para obter melhores resultados, combine estes hábitos com uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.