O inverno chegou. Com as temperaturas a baixar, a atenção para possíveis gripes e constipações deve ser redobrada. Assim que a constipação se instala, somos obrigados a aceitá-la. Além disso, quem tem crianças ou idosos em casa sabe que todo o cuidado é pouco.

Segundo a nutricionista do HMC Sports, Mafalda Oliveira, «a alimentação é fundamental na prevenção e tratamento destes problemas. Há alimentos cujas propriedades nutricionais têm vantagens para a saúde, por desempenharem uma ação preventiva, anti-inflamatórias ou por promoverem o aumento da temperatura corporal».

Confira as 7 dicas da nossa nutricionista para afastar gripes e constipações:

01. Uma sopa por dia, não sabe o bem que lhe fazia

A sopa é conhecida por ser rica em vitaminas, minerais e, claro, muita água. Além do mais, é quentinha (e tudo o que é quente conforta). Não é à toa que, quando estamos doentes, acabamos por preferir alimentos mais quentes. É um prato rico em fibra e habitualmente baixo em calorias.

Uma sopa por dia, não sabe o bem que lhe fazia

02. Alimentos ricos em vitamina C

Para reforçar defesas e diminuir os sintomas de uma constipação, o consumo de frutas e alimentos da época é determinante. Os alimentos ricos em vitamina C são antioxidantes e potenciam o sistema imunitário. Opções não faltam: agrião, couves, kiwi, romã, morango, frutos vermelhos, laranja e outros citrinos.

Alimentos ricos em vitamina C

03. Kuzu: um alimento, inúmeros benefícios

Ainda que pouco conhecido em Portugal, o Kuzu é um alimento com inúmeros benefícios para a saúde, sendo tradicionalmente usado para fortalecer o sistema imunitário e combater gripes e constipações.

O Kuzu tem a aparência de uma farinha branca, podendo ser, inclusive, um excelente substituto das farinhas tradicionais. Pode ser incluído na rotina alimentar, seja em receitas vegetarianas, como em refogados, molhos, sobremesas ou para dar uma textura mais aveludada às sopas, seja para dissolver em água quente e beber (é importante evitar ferver a água em demasia para que o valor nutricional do Kuzu não se perca).

Kudzu

04. Especiarias com poder antioxidante

O gengibre e a cúrcuma possuem excelentes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo, por isso, um excelente reforço do sistema imunitário. Têm um sabor intenso e que não agrada ao paladar de todos, mas eis a sugestão da nossa nutricionista:

 » Chá de gengibre: cortar 3 rodelas de gengibre. Deixar ferver na água durante 3 minutos, juntamente com um pau de canela; apagar o lume e deixar repousar tapado durante 10 minutos.

» Cúrcuma: para aproveitar os benefícios desta especiaria, o ideal é adicioná-la a legumes salteados na parte final da confeção. Mas não só! O chá de cúrcuma também é uma excelente opção no combate a gripes e constipações.

Gengibre

05. Apostar no consumo de peixes gordos

Ainda na “onda” dos anti-inflamatórios naturais, a nossa nutricionista aconselha incluir na alimentação peixes gordos. Sardinha, cavala, atum e salmão são os que mais garantem um bom aporte de ómega-3, além da boa biodisponibilidade. «O ideal seria consumi-los 3 vezes por semana. Se o fizer, acredite, é bem mais fácil dizer adeus às gripes e constipações», salienta.

Apostar no consumo de peixes gordos

06. Mel: tem boa fama e bom proveito

Certamente já ouviram falar, e muito bem, do mel e dos seus benefícios para curar uma gripe ou constipação. O mel é um excelente anti-inflamatório natural, e sabe sempre bem no chá quando estamos mais adoentados. Contudo, não devemos abusar, e o mesmo deve ser utilizado só para substituir o açúcar.

Mel: tem boa fama e bom proveito

07. Chá: o melhor amigo das gripes e constipações

Não só é uma bebida quente e reconfortante como ajuda a manter o corpo hidratado ao longo do dia. Alguns chás são, no entanto, mais indicados no reforço do sistema imunitário e prevenção de gripes e constipações.

Chá: o melhor amigo das gripes e constipações

 

Seja para prevenir, aliviar ou eliminar estes sintomas, estas sugestões salvaguardam-lhe a saúde e o bem-estar nesta estação. Proteja-se das gripes e constipações!