Muitos alimentos são rotulados e comercializados como saudáveis e vendidos como sendo ‘amigos’ da dieta quando a sua composição é bem diferente do que uma dieta benéfica para o organismo necessita. 

Estes alimentos estão repletos de conservantes, gorduras, sal e corantes, o que pode provocar o aumento perigoso dos níveis de açúcar no sangue e diabetes, doenças cardíacas e colesterol alto.

Eis alguns alimentos que parecem saudáveis, mas não são:

Cereais de pequeno-almoço

Alguns cereais são autênticas bombas de açúcar, mesmo os descritos como “fitness”, “dietéticos”, “integrais”, “sem glúten”, “bio”. Leia atentamente toda a informação nutricional, assim como a lista de ingredientes.

Granolas

As granolas seguem o mesmo caminho dos cereais. Na hora de fazer a sua escolha, prefira aquelas que têm <5-15g de açúcar e gordura por 100g. As granolas caseiras podem ser uma alternativa, mas, ainda assim, é preciso ter em atenção os ingredientes adicionados e respetivas quantidades (mel, óleo de coco, entre outros).

Chás frios (embalados)

Os chás podem ser uma ótima alternativa para quem tem dificuldade em ingerir água. No entanto, algumas opções têm cerca de um pacote de açúcar (5-6g) por 100ml. Escolha aqueles que não têm adição de açúcar ou faça-o em casa.

Hambúrgueres vegetarianos

Os produtos alimentares vegetarianos estão cada vez mais presentes nos supermercados. Contudo, para melhorar o seu sabor e textura, são preparados com quantidades elevadas de gordura (incluindo gorduras saturadas) e sal. Verifique qual a fonte de gordura (óleos, azeites, etc.) e a quantidade presente ou opte por experimentar hambúrgueres caseiros. 

Sopas pré-embaladas

A sopa antes da refeição, além de saciar, é a melhor maneira para evitar a ingestão exagerada de calorias do prato principal. Atualmente, por serem mais convenientes e práticas, já é possível encontrar uma enorme variedade de sopas prontas. Embora haja opções mais saudáveis, a verdade é que a maioria contém gorduras, açúcar e sal em excesso.

Fiambre de peru

É consumido por muitos por supostamente ter menos gordura que o fiambre tradicional, presunto e mortadela. Porém, o peito de peru possui uma alta quantidade de conservantes, corantes e outras substâncias químicas que não são boas para o organismo.