A atividade física regular na terceira idade ajuda não só a melhorar a saúde física e mental, como também contribui para manter a independência com o avançar da idade. 

Envelhecimento saudável

Embora durante o envelhecimento o corpo sofra algumas transformações como: perda da força muscular, diminuição da flexibilidade, da agilidade e da coordenação, estas podem ser amenizadas através da prática regular de exercício físico.

De seguida, destacamos alguns benefícios do exercício físico para idosos.

01. Prevenir doenças cardiovasculares, respiratórias e oncológicas.

O exercício físico regular e moderado provoca alterações benéficas importantes na função cardíaca. Levantar pesos, caminhar, andar de bicicleta e correr podem ajudar o coração e os pulmões.

02. Manter a força e a elasticidade dos músculos.

O exercício físico poderá ajudar grandemente a que o idoso mantenha o tónus muscular em condições favoráveis ao bom desempenho de suas funções.

03. Evitar acidentes, em resultado de uma mobilidade acrescida. 

O exercício físico está associado ao aumento da força muscular e à preservação do bom desempenho da motricidade, evitando assim as quedas dos idosos.

04. Diminuir a perda de cálcio nos ossos.

A prática de exercício físico permite conservar a densidade óssea e retardar a perda de fosfato de cálcio o que, por sua vez, contribui para a prevenção de doenças como a osteoporose.

05. Combater a obesidade.

O exercício físico poderá ter efeitos psicológicos benéficos para os obesos, quer em termos de perda de peso, quer simplesmente, fazendo com que se sintam melhor consigo próprios.

06. Promover a socialização.

A atividade física também pode ser vista como um elemento de grande importância para prevenir a depressão, aumentar a autoestima e promover a integração social.

07. Autonomia e longevidade.

O idoso praticante de exercício físico adquire mais força muscular e flexibilidade, a sua autonomia é assegurada pelo bom desenvolvimento da sua motricidade. Como a atividade cognitiva é ativada, o idoso continua as suas funções cognitivas e atrasa, assim, o surgimento de doenças relacionadas com a demência. 

 

É importante que os idosos promovam rotinas que melhor desenvolvam competências físicas e imunitárias para garantir uma vida saudável! 

Qualquer atividade física deve ser orientada e adaptada às capacidades individuais de cada idoso. No HMC Sports temos modalidades indicadas para todas as idades! Saiba mais aqui