Como resultado da agitação e ritmo frenético do dia-a-dia, é cada vez mais comum encontrar crianças com ansiedade, problemas de concentração, dificuldades relacionais ou sintomas de depressão.

A quantidade de estímulos e informações a que são expostas, sobretudo através do uso excessivo das novas tecnologias, repercute-se no pouco tempo que é investido no desenvolvimento das suas habilidades sociais e emocionais.

Estudos comprovam que a prática de Mindfulness, quando introduzida na rotina diária, contribui muito positivamente para o equilíbrio e saúde das crianças.

O que é o Mindfulness?

O Mindfulness é como um “botão de pausa” nas nossas mentes em constante funcionamento e agitação. É uma forma de modelar, educar e aperfeiçoar o grande potencial da nossa mente.
“A essência do mindfulness está na aceitação da experienciação das sensações que se manifestam no corpo, em vez de se tentar fazer com que terminem”, refere Jeff Bostic, pedopsiquiatra da Universidade de Georgetown.

O Mindfulness pode ajudar as crianças?

Pode ser difícil acreditar que uma criança consiga desenvolver a capacidade de meditar. No entanto, a simples tarefa de relembrar para a necessidade de parar, fechar os olhos e respirar, faz com que, progressivamente, as crianças aprendam a ter consciência do seu corpo e sensações. Além disso, estão mais predispostas a observar os seus pensamentos e emoções, sem reagir imediatamente, descobrindo que há um espaço entre uma situação e a reação. As reações automáticas transformam-se em respostas tomadas com consciência e, deste modo, o seu comportamento será mais ponderado.

Seja em casa ou na escola, a introdução regular de exercícios de Mindfulness oferece às crianças a oportunidade de desenvolverem competências extremamente úteis para a regulação comportamental e emocional.

Benefícios da prática de Mindfulness para as crianças

O treino de mindfulness leva a mudanças estruturais no cérebro que desenvolvem e aperfeiçoam qualidades como bondade, paciência, compaixão, sintonia com os outros e períodos de atenção mais longos.

Vejamos, mais especificamente, alguns benefícios da prática de mindfulness:

» Maior consciência do corpo, pensamentos e emoções;

» Capacidade de prestar mais atenção a cada momento;

» Vivem mais o presente – focando-se no aqui e no agora, em detrimento de pensamentos sobre como foi no passado ou preocupações sobre como poderá ser o futuro. Desta forma, controlam melhor a ansiedade e aceitam-se melhor sobre como são e o que têm;

» Maior controlo dos impulsos;

» Diminuição de conflitos sociais;

» Menor ansiedade nos testes e em situações de pressão/stress;

» Aumento da autoestima e da autoconfiança. Consequentemente, maior capacidade para lidar com pensamentos negativos;

» Menor julgamento – observando o momento sem julgamento de quaisquer pensamentos ou emoções que possamos ter;

» Aumento de funções executivas – um preditor chave do sucesso académico;

» Aumento da empatia – a criança consegue colocar-se na perspetiva do outro com mais facilidade;

» Maior segurança – fazer as atividades de forma consciente ajuda a criar a sensação de estabilidade e segurança;

» Contribui para uma alimentação consciente e saudável.

Acima de tudo, ensinar a criança a estar “mindful”, é potenciar o seu equilíbrio e seu bem-estar, bem como a sua força e capacidade para lidar com os desafios do futuro. Tal como a investigação científica o demonstra, as crianças beneficiam (e muito) em aprender e praticar mindfulness. 

O que nos diz a investigação e a ciência

A disseminação do mindfulness por todo o mundo é evidente e cresce de forma exponencial. Hoje, a prática é ensinada em hospitais, seminários, entrou na cultura empresarial e também é adotada nas escolas.

Segundo Jeff Bostic, o mindfulness atenua a evolução das áreas primitivas do cérebro (a amígdala, o tronco cerebral, etc.) responsáveis pelas respostas de luta, fuga ou congelamento, e pela ativação do lobo frontal, o nosso centro de raciocínio.

Crê-se que os efeitos do mindfulness tenham um âmbito bastante alargado. Contribuem para a diminuição dos sintomas depressivos e redução da ansiedade, além de ajudar a lidar com a dor crónica e o trauma. A par disto, vários estudos afirmam que esta prática permite reduzir os níveis de cortisol, uma hormona ligada ao stress.

 

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