O Yoga é uma prática antiga que resulta da união entre corpo e mente. Incorpora exercícios respiratórios, meditação e poses projetadas para incentivar o relaxamento e reduzir o stress.

Praticar Yoga traz muitos benefícios para a saúde mental e física. Este artigo analisa 11 benefícios do Yoga com base em estudos científicos.

 

01. Diminui o stress

O Yoga é conhecido pela sua capacidade de diminuir o stress e promover o relaxamento. De facto, vários são os estudos que demonstram que a sua prática contribui para a diminuição dos níveis de cortisol, a hormona do stress. 

Praticar Yoga ajuda a baixar consideravelmente os níveis de stress, ansiedade, fadiga e depressão. Quando complementado com outras práticas, como, por exemplo, a meditação, esses efeitos tornam-se ainda mais poderosos.

02. Alivia a ansiedade

Muitas pessoas começaram a praticar Yoga com a intenção de aliviar sentimentos que geram ansiedade. 

Num estudo, 34 mulheres diagnosticadas com transtorno de ansiedade praticaram Yoga duas vezes por semana durante dois meses. Os resultados foram satisfatórios, já que no final desse período os níveis de ansiedade diminuíram drasticamente. 

Apesar de não estar totalmente claro o porquê do Yoga ser capaz de reduzir os sintomas de ansiedade, importa enfatizar a importância de estar presente no momento e encontrar uma sensação de paz, o que pode, efetivamente, ajudar no tratamento.

03. Pode reduzir a inflamação

Além de melhorar a saúde mental, alguns estudos sugerem que praticar Yoga também podem reduzir a inflamação. 

A inflamação é uma resposta imune normal, no entanto, a inflamação crónica pode contribuir para o desenvolvimento de doenças pró-inflamatórias, tais como doenças cardíacas, diabetes e cancro.

04. Melhora a saúde do coração

A saúde do coração é um componente essencial da saúde geral. Estudos demonstram que o Yoga pode ajudar a melhorar a saúde do coração, além de reduzir vários fatores de risco para doenças cardíacas.

A pressão alta é, cada vez mais, uma das principais causas de problemas cardíacos, como ataques cardíacos e derrames. Como tal, baixar a pressão arterial pode ajudar a reduzir o risco destes problemas.

Um estudo acompanhou 113 pacientes com doenças cardíacas, no qual foram analisados os efeitos de uma mudança no estilo de vida que incluiu um ano de prática do Yoga combinado com modificações na dieta e controlo do stress. Os participantes registaram uma diminuição de 23% no colesterol total e uma redução de 26% no colesterol LDL (mau colesterol). Além disso, a progressão da doença cardíaca parou em 47% dos pacientes.

05. Mais qualidade de vida

A prática de Yoga melhora significativamente a qualidade de vida, o humor e reduz a sensação de fadiga. Também promove o bem-estar emocional e permite reduzir os sintomas de ansiedade e depressão.

06. Combate a depressão

O Yoga atua como antidepressivo e pode ajudar a reduzir sintomas de depressão. 

Isto ocorre porque através da sua prática é possível diminuir os níveis de cortisol, o hormónio do stress, que influencia os níveis de serotonina, o neurotransmissor frequentemente associado à depressão.

07. Ajuda a reduzir a dor crónica

A dor crónica é um problema persistente que afeta milhões de pessoas e tem uma variedade de causas possíveis, desde lesões a artrite. 

Também nesta área têm sido realizados estudos que têm demonstrado resultados positivos através da prática de Yoga. Vejamos o exemplo deste estudo, realizado em 2015, onde foi possível concluir que o Yoga ajuda a diminuir a dor e a melhorar a função física nos participantes com osteoartrose do joelho.

08. Melhora a qualidade do sono

A má qualidade do sono associa-se à obesidade, pressão alta e depressão, entre outros distúrbios.

Incorporar o Yoga à rotina pode ajudar a promover um sono reparador e reduzir a necessidade de tomar comprimidos para dormir. Além disso, esta prática aumenta a secreção de melatonina, uma hormona que regula o ciclo do sono. 

09. Mais flexibilidade e o equilíbrio

Muitas pessoas introduzem o Yoga na sua rotina de exercícios para melhorar a flexibilidade e o equilíbrio.

Praticar apenas 15 a 30 minutos de Yoga por dia pode fazer uma grande diferença para quem procura otimizar o desempenho, aumentar a flexibilidade e o equilíbrio.

10. Promove hábitos alimentares saudáveis

A alimentação consciente, também conhecida como alimentação intuitiva, é um conceito que incentiva a presença no momento em que se come. 

Trata-se de prestar atenção ao sabor, cheiro e textura da comida e perceber, em simultâneo, quaisquer pensamentos, sentimentos ou sensações que são experienciados ao comer. 

Estudos permitiram comprovar que esta prática promove hábitos alimentares saudáveis que ajudam a:

  • Controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Perder peso;
  • Tratar transtornos alimentares.

11. Aumenta a força

Além de melhorar a flexibilidade, o Yoga é um ótimo complemento para uma rotina de exercícios pelos seus múltiplos benefícios de fortalecimento.

De facto, existem posturas específicas no Yoga que são projetadas para aumentar a força e construir músculos. Praticar Yoga pode ser uma maneira eficaz de aumentar a força e a resistência, principalmente quando usado em combinação com uma rotina regular de exercícios.