As dores nas costas podem resultar de trauma, como uma queda ou um acidente de carro, ou, na maioria das vezes, de atividades quotidianas realizadas incorretamente – atividades tão comuns como girar para alcançar ou levantar um objeto, sentar-se diante de um computador na mesma posição por horas, curvar-se para aspirar e carregar sacos de compras.

A boa notícia é que prevenir dores nas costas não tem de ser tão difícil. Aqui estão seis dicas simples, mas eficazes, para uma vida mais saudável e sem dores.

  • Praticar exercício

A maneira mais eficaz de prevenir a dor nas costas é manter o corpo em movimento. Se não praticar exercício, a probabilidade de ocorrerem lesões nas costas, bem como sentir dor ao fazer até movimentos mais simples, aumenta. 

Além disso, os exercícios ajudam a manter as articulações fluídas e são a melhor forma de evitar estar acima do peso. Quanto mais peso a pessoa tem, mais tensão nas costas acumula.

  • Adotar uma alimentação equilibrada

Uma dieta à base de alimentos processados ou fast food pode sobrecarregar o sistema nervoso, e, consequentemente, dar origem a problemas nas costas.

Por outro lado, uma dieta saudável, que inclui frutas, vegetais frescos, carnes magras, laticínios e grãos, assegura o bom funcionamento do intestino. Estudos demonstram que pessoas com a Síndrome do Intestino irritável apresentam, entre os sintomas prevalentes, episódios de dor lombar.

  • Ter um sono reparador

Em caso de dor, a melhor posição para dormir é de lado. Se dormir de barriga para baixo, é fundamental colocar uma almofada na barriga para aliviar o stress  causado nas costas. Ter um sono reparador e suficiente é sempre uma parte importante para manter uma boa saúde. Além disso, praticar exercício físico durante o dia também ajuda a dormir melhor à noite.

  • Manter uma postura correta

Um longo dia no escritório atrás de uma mesa ou uma longa viagem ao volante de um carro pode sobrecarregar as nossas habilidades para manter uma postura saudável. Adotar alguns hábitos pode fazer toda a diferença para evitar as consequências de passar demasiadas horas sentado. É fundamental interromper longos períodos na frente do computador e praticar alongamentos para aliviar a dor nas costas.

  • Reduzir o stress

O excesso de tensão nos músculos provocado pelo stress pode causar dores nas costas. Como tal, qualquer atividade que ajude na sua redução previne o aparecimento das dores. Algumas atividades que podem ajudar nesse sentido são o yoga, a meditação, a respiração profunda, tai chi, entre outras.

  • Parar de fumar

Os fumadores têm maior probabilidade de desenvolver patologias relacionadas com o desgaste da coluna vertebral e dos discos intervertebrais, favorecendo o aparecimento de dores nas costas e de doenças como as hérnias discais lombares e cervicais. Os vasos sanguíneos estreitos resultam na chegada de menos oxigénio e nutrientes à coluna vertebral e esta, por sua vez, torna-se mais suscetível a lesões. 

 

Algumas mudanças simples no estilo de vida fazem toda a diferença para prevenir dores nas costas. No entanto, se sentir dor nas costas, não a ignore. Pode ser um sinal de uma condição mais séria. É muito importante descobrir a causa da dor para um correto tratamento. Em caso de dúvidas, procure sempre profissionais qualificados ou informe-se junto do seu médico ou de um fisioterapeuta.