Todos os dias estamos expostos a milhares de bactérias, fungos, vírus e outros perigos. A finalidade do sistema imunitário é proteger o corpo destes organismos.

Diversos fatores podem estar na causa de um sistema imunitário enfraquecido: poluição, má alimentação e cansaço são alguns exemplos. Consequentemente, podem surgir alguns sintomas, como sentir as pernas mais pesadas, unhas mais fracas, pernas cansadas, dificuldade em adormecer, o cabelo perde o brilho. Em casos mais sérios, aparecimento do herpes, perturbações intestinais, eczemas, otites, entre outros.

Como reforçar o sistema imunitário?

A alimentação é o maior aliado do sistema imunitário. Um bom estado nutricional, assim como uma boa hidratação, contribuem para um sistema imunitário otimizado e uma boa recuperação em caso de doença.  

  • Aumente o consumo de vegetais e fruta, frutos secos e cereais integrais;
  • Aumente a ingestão de líquidos;
  • Reduza o consumo de álcool, cafeína, açúcares, gorduras trans/hidrogenadas;

Outras dicas para um bom estado da saúde:

  • Dormir bem

A privação do sono aumenta os níveis de stress e reduz a imunidade. É aconselhável dormir entre sete a oito horas por noite.

  • Praticar exercício físico

Desde a redução do stress ao aumento da autoestima, o exercício físico é um importante aliado da saúde mental. Permite libertar endorfinas, as hormonas associadas ao bem-estar, e aumenta o nível de glóbulos brancos que ajudam a combater as infeções. 

  • Passear ao ar livre

A exposição à luz natural e ao sol fortalece o organismo contra as infeções, reduz o stress e pode até funcionar como um antidepressivo natural.

Uma vida ativa, saudável e equilibrada é a chave do sucesso para um sistema imunitário fortalecido!