A fibromialgia é uma patologia que causa dor e sensibilidade generalizada. A dor e sensibilidade ao toque pode surgir de forma constante ou em crise. Esta doença é mais frequente em mulheres, embora possa também surgir em homens, em qualquer faixa etária, sendo muito rara em crianças e jovens. Na maioria dos casos de fibromialgia crónica, os doentes sentem dor, um cansaço incapacitante e distúrbios de sono.

Como surge a Fibriomialgia?

Normalmente a sintomatologia da doença desenvolve-se de forma gradual, no entanto, a fibromialgia pode manifestar-se após um evento A sintomatologia ocasionalmente manifesta-se após um evento, que pode ser um trauma físico, uma cirurgia, infeção ou problema psicológico.

Os principais sinais:

A dor generalizada – os doentes descrevem a dor associada à fibromialgia como uma dor generalizada e constante. A dor generalizada é uma dor que ocorre em ambos os lados do corpo, e acima e abaixo da zona da cintura. Para ser considerada constante, a dor dura, pelo menos, três meses. 

Fadiga – O cansaço na fibromialgia é incapacitante, habitualmente, os doentes acordam cansados , mesmo depois de longos períodos de descanso;

Insónia – A insónia e distúrbios de sono são sintomas da doença, o sono é muitas vezes interrompido pela dor. Há outros outros distúrbios do sono assinaláveis, como síndrome das pernas inquietas e apneia do sono;

Dificuldades cognitivas – a fibromialgia pode afetar a capacidade de concentração;

Os benefícios do Watsu 

As propriedades terapêuticas da água podem ajudar as pessoas que sofrem de fibromialgia, o objetivo é minimizar a sintomatologia e melhorar a saúde geral do paciente. Os exercícios  melhoram a força, a flexibilidade e resistência do doente. O tratamento hidroterapêutico também é favorável para o aumento da qualidade do sono.