A gravidez é um dos momentos mais especiais, mas também mais difíceis, para todas as Mulheres. Depois de dar à luz, é normal que sinta que o seu corpo está diferente pois teve que se adaptar para poder gerar uma vida dentro de si. Um dos maiores desafios nesta fase é, sem sombra de dúvidas, o retomar a rotina pós-parto.


Quer saber quais os passos a seguir?
Comece por marcar uma consulta pós-parto com um fisioterapeuta especializado de forma a analisar e avaliar a sua condição: postura, respiração, diástase abdominal, músculos do pavimento pélvico, cicatriz (cesariana ou episiotomia) e melhoria de possíveis queixas de dor, com vista à prescrição do tratamento mais adequado às necessidades de cada recém-mamã.

O segundo passo passa por acrescentar, de alguma forma, o exercício físico no seu dia a dia, uma vez que traz consigo inúmeros benefícios, como o acelerar a perda de peso, melhorar o bem-estar físico e mental e ainda favorecer a amamentação. A atividade física no pós-parto é uma grande aliada da Mulher, não só porque auxilia o organismo a voltar ao normal, como também porque dá ainda ânimo à mãe uma vez que ajuda a manter o bem-estar físico e psicológico!

 

Porém, quando deve, efetivamente, recomeçar ou iniciar a prática física?
A resposta a esta questão depende de vários fatores, entre os quais o tipo de parto que teve e possíveis complicações. Partos vaginais, por norma, não implicam qualquer restrição, pelo que a prática é permitida a partir do momento em que a Mulher se sente preparada (por norma a partir das 6 semanas). Em contrapartida, no caso de cesariana, o recomendado é a partir das 8 semanas. O retorno à atividade física deve ser feito após a avaliação médica.

Nesta fase, Yoga e Pilates são bons aliados. Mas, acima de tudo, independentemente do tipo de atividade, tem de ser algo que goste, que lhe saiba bem e que consiga retirar prazer dela. Lembre-se de que a prática regular de exercício físico e uma alimentação saudável aceleram qualquer tipo de recuperação!