O ato de respirar é essencial à vida. É a primeira coisa que fazemos quando nascemos e a última quando morremos.

A respiração é regulada pelo Sistema Nervoso Autónomo (SNA). Este sistema é responsável por assegurar as funções vitais inconscientes, ou seja, que não dependem da nossa vontade, como: regular a frequência respiratória , os batimentos cardíacos, a temperatura corporal, o metabolismo da urina, defecação, digestão, resposta sexual, entre outros.

Este sistema divide-se em dois subsistemas: Sistema Nervoso Parassimpático (SNP) e Sistema Nervoso Simpático (SNS).

Sistema Nervoso Simpático (SNS)

O sistema nervoso simpático é responsável pela fase de inspiração. Em estados de ansiedade ativamos este sistema que acelera a respiração, aumentando a entrada de ar no organismo levando à hiperventilação. O principal músculo responsável pela inspiração é o diafragma, sendo assistido pelos músculos escalenos, esterno-cleido-mastoideu, grande peitoral, grande dorsal, entre outros.

Sistema Nervoso Parassimpático (SNP)

O sistema nervoso parassimpático é responsável pela fase de expiração, a fase calma do sistema nervoso, acabando por interferir no estado emocional que induz a um estado de maior tranquilidade. Os músculos expiratórios são os intercostais, os abdominais,o quadrado lombar, entre outros.

Podemos assim verificar que o nosso sistema nervoso é influenciado pela forma como respiramos e a forma como respiramos influencia o nosso sistema nervoso.

Benefícios de uma respiração correta e consciente

Vários estudos revelam que a prática de uma respiração consciente traz imensos benefícios :

  •   Regula o estado de energia mental e emocional; 
  •   Aumenta a capacidade respiratória pulmonar;
  •   Melhora a aptidão cardiorrespiratória e a força muscular respiratória;
  •   Aumenta a taxa de oxigenação do sangue;
  •   Aumenta a produção de serotonina e dopamina, o que leva a um estado de calma, felicidade e harmonia interior;
  •   Aumenta a concentração;
  •   Ajuda a combater o stress e a ansiedade.

A forma de respiração mais correta é a designada de Respiração Completa.

A respiração completa deve ser realizada em três fases e por três regiões do corpo, preenchendo de ar tanto o topo do pulmão como a sua região mediana e base (região mais rica em alvéolos). É um tipo de respiração mais lenta e profunda.

  • 1.ª fase – Região base ou abdominal: O ar preenche toda a base do pulmão, expandindo a zona abdominal.
  • 2.ª fase – Região mediana ou torácica: o ar preenche a base do pulmão mais a região média expandindo lateralmente o volume torácico.
  • 3.ª fase – Região alta ou subclavicular: o ar preenche a base do pulmão, a região torácica e o topo do pulmão.

Para conseguir ter mais consciência deste tipo de respiração pode colocar uma mão na barriga e outra no peito e sentir o movimento do corpo durante as fases de inspiração e expiração, explica Rute Cardoso, fisioterapeuta no HMC Sports.

Respiração e as alterações posturais

Uma respiração incorreta estabelece patologias e desordens físicas, mentais e emocionais como: Dor de cabeça, astenia física, cerebral e energética, ansiedade, pânico.

Uma respiração feita pela boca, por exemplo, está associada a várias alterações de fisionomia da face e do maxilar.

A respiração está profundamente interligada à mente e às emoções. O pensamento e a sua emoção associada conseguem alterar a nossa respiração, assim como a própria respiração consegue influenciar o pensamento, as emoções, os comportamentos, o metabolismo e a saúde.

Como está a nossa respiração quando estamos irritados? Quando gritamos? Quando estamos nervosos e stressados? Ao praticarmos atividade física?

O músculo diafragma é um músculo muito emocional que entra facilmente em espasmo e em tensão. Essa tensão faz com que os músculos inspiratórios acessórios, acima descritos, comecem a trabalhar mais ativamente no processo inspiratório, entrando em sobrecarga. Essa sobrecarga constante leva a alterações posturais e compensações e a um maior dispêndio energético.

Quais as compensações mais comuns devido a esta alteração?

  • Anteriorização da cabeça;
  • Ombros enrolados para a frente; 
  • Hipercifose dorsal (postura de “corcunda”).

Como vê, respirar é um acto tão simples e natural e tão importante para o nosso bem-estar emocional e físico. 

Como é a sua respiração? Pare um pouco, feche os olhos e sinta como está a respirar neste momento.

 

 Rute Cardoso
Fisioterapeuta HMC Sports