O que é o Mindful Eating?

Mindful Eating significa comer de modo mais consciente. Esta vertente que deriva do Mindfulness é especialmente importante para as pessoas que desejam perder peso e ter uma relação mais saudável com a comida. 

Comer com consciência é prestar atenção às cores, cheiros, texturas, sabores, temperaturas e até mesmo aos sons da comida.

Comer com atenção e intenção

O facto de comer com prazer ajuda a reeducar o paladar e apreciar os alimentos, proporcionando uma melhor digestão, maior absorção dos nutrientes e a diminuição do comer compulsivo.

Fundamentalmente, os princípios do Mindful Eating são:

  • Comer devagar e com atenção. Observar e apreciar a comida, além de reconhecer os seus efeitos sobre o corpo;
  • Utilizar todos os sentidos na degustação do alimento. Ter consciência e atenção plena no processo de escolha dos alimentos;
  • Prestar atenção aos pensamentos, emoções e sensações físicas no momento presente;
  • Comer com intenção de saciar a fome e estar atento aos sinais do corpo na hora da alimentação.

Pode o Mindful Eating ajudar a perder peso?

Quantas vezes comemos em frente da televisão ou distraídos com o telemóvel? As distrações são constantes e comer transformou-se num ato irracional. A maior parte das vezes fazemo-lo sem pensar e demasiado rápido.

O nosso cérebro demora cerca de 15 a 20 minutos até perceber se estamos satisfeitos ou não. Como temos tendência a comer muito rápido e a ingerir uma maior quantidade de alimentos, quando o “sinal” de saciedade chega ao cérebro já será tarde, provocando a sensação de enfartamento e desconforto.

É por este motivo que se recomenda que os momentos de refeição sejam tranquilos, de preferência sentado, sem distrações, mastigando-se lentamente os alimentos.

Ao comer conscientemente, restaura-se a atenção e a alimentação passa a ser um ato intencional em vez de automático. 

Além disso, ao aumentar o reconhecimento de sinais de fome física e de plenitude, será capaz de distinguir entre fome emocional e fome verdadeira (física). Também aumenta a perceção dos gatilhos que fazem querer comer, mesmo que não esteja necessariamente com fome. 

Conhecer os gatilhos permite criar um espaço entre eles e a resposta, oferecendo tempo e liberdade para escolher como reagir. 

Práticas para uma alimentação consciente, natural e saudável

As práticas meditativas de atenção plena da alimentação podem ajudar a promover uma relação mais saudável com a comida e com o ato de comer. As práticas de Mindful Eating podem inclusivamente ajudar nos casos de “comer compulsivamente”.

Observe-se enquanto come – coma devagar, com intenção e atenção. Utilize os 5 sentidos para desfrutar da refeição.

Evite distrações – quando estiver sentado, não se distraia com a televisão ou com o telemóvel.

Coma à mesa –  tenha o seu lugar à mesa e não descure a aparência dessa refeição que preparou para si. 

Aprecie e saboreie cada garfada – permaneça em silêncio, sinta o sabor dos alimentos e a forma como se misturam e se alteram enquanto os mastiga.

Ouvir o corpo – tenha consciência para parar de comer quando estiver satisfeito.

Fome física ou emocional – opte por comer apenas estiver com fome (estômago a roncar, queda na energia…). Escolha sempre alimentos saudáveis e nutritivos.

 

Através desta prática entendemos que a escolha do alimento deve satisfazer tanto o corpo como a mente.