A prática regular de atividade física é determinante para a saúde em qualquer fase da vida, mas o contacto com o desporto deve acontecer desde cedo. No entanto, a dúvida dos pais recai sobre saber qual a modalidade ideal para o seu filho.

O mais importante é perceber que a escolha deve ter sempre em conta a idade, desenvolvimento, personalidade, grau de socialização e interesse da criança. 

De seguida, falamos sobre algumas modalidades recomendadas para as crianças, os seus benefícios, bem como a idade aconselhada para o início da prática.

Benefícios da prática desportiva

Através do desporto, é possível incutir nas crianças estilos de vida saudáveis, que ajudam a combater o sedentarismo e a prevenir doenças crónicas como diabetes, obesidade, hipertensão e problemas cardiovasculares.

Mas os benefícios da prática desportiva não ficam por aqui: 

✔️ Promove a saúde e o crescimento saudável
✔️ Contribui para o aumento da concentração
✔️ Aumenta a autoestima e a autoconfiança
✔️ Reforça os músculos posturais e a consciência para a prática de boas posturas
✔️ Melhora o controlo da ansiedade e gestão do stress
✔️ Minimiza o risco de doenças relacionadas ao sedentarismo
✔️ Promove a socialização

Qual é a modalidade ideal?

Como referimos, a modalidade ideal vai depender de diversos fatores, ou seja, deve respeitar o gosto pessoal do seu filho, pois só ele poderá dizer se se identifica ou não. Acima de tudo, tenha em conta que todas as atividades envolvem compromisso e dedicação e que, se não fizerem o seu filho feliz, deixam de valer a pena.

Natação

É uma das modalidades mais completas. Oferece benefícios a nível físico, psicológico e cognitivo. Ajuda na socialização, fortalece o sistema cardiorrespiratório, eleva a resistência física e muscular, desenvolve a coordenação motora e melhora a flexibilidade.

A sua prática pode ser iniciada antes de completar o primeiro ano de vida, mas alguns pediatras recomendam iniciar a partir dos 6 meses, já que nesta idade a criança apresenta um sistema imunitário mais forte (por se encontrar com a vacinação em dia).

A Escola de Natação HMC Sports dispõe de  turmas organizadas de acordo com a idade e o nível de aprendizagem do aluno. Clique aqui para saber mais.

Yoga

Desengane-se se pensa que só os adultos beneficiam do Yoga. A modalidade também traz inúmeros benefícios para as crianças e, acredite, também para os bebés.

A prática melhora a sua concentração, memória e atenção, ajuda a preservar e desenvolver a sua flexibilidade; permite explorar a imaginação e a criatividade; aprende a lidar com as adversidades do dia a dia, mantendo sempre um emocional positivo; adquire mais disciplina e capacidade de organizar melhor o tempo.

Um bebé a partir dos 2 meses de idade já pode começar a fazer as aulas. O curso intensivo de Baby Yoga do HMC Sports é uma ótima opção. Clique aqui e fique a conhecer.

Ballet

É uma das danças mais recomendadas às crianças quando são pequenas. 

✔️ Favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo;
✔️ Melhora a coordenação motora;
✔️
Contribui para o aumento da concentração;
✔️
Aumenta a flexibilidade;
✔️
Corrige e melhora a postura;
✔️
Estimula o desenvolvimento intelectual;
✔️
Aumenta a autoestima;
✔️
Promove a socialização;
✔️
Melhora o equilíbrio e reflexos.

No HMC Sports, a prática está dividida por classes: Iniciada (3 a 7 anos), Intermédia (8 a 9 anos) e Avançada (10 a 12 anos).

Karaté

Melhora a coordenação motora, promove a disciplina e o respeito, facilita a concentração e desenvolve a autoconfiança e o sentimento de segurança. As crianças a partir dos 4 anos já podem dar início à atividade.

Danças

A dança é uma atividade com inúmeros benefícios para o desenvolvimento de diferentes habilidades na infância. Trabalha não só o corpo, como também a mente, as emoções e melhora o desempenho escolar da criança.

No HMC Sports, as aulas de dança estão divididas por idades. 

Kids: para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos.
Teens: para crianças com idade superior a 11 anos.
Competição: para crianças com idade superior a 11 anos.

Para saber mais clique aqui.