Nadar é um ato natural para o bebé, uma vez que durante a gestação esteve envolvido num ambiente cercado de líquido. Contudo, com o tempo, essas lembranças do útero materno vão sendo perdidas, tornando o processo de aprendizagem da natação mais difícil. Assim, quanto mais cedo iniciar as aulas de natação para tirar proveito dessa habilidade espontânea, melhor! 

As primeiras braçadas do seu bebé

A natação para bebés é uma atividade que pretende potencializar o desenvolvimento do bebé nas áreas psicomotora, cognitiva, emocional e social, enquadradas com as habilidades que permitem uma adaptação e posterior autonomia no meio aquático.

Para as aulas é fundamental a presença de um adulto (mãe ou pai, preferencialmente), com o qual exista um forte vínculo afetivo. Este serve como mediador do processo de ensino-aprendizagem, sempre sob orientação do professor. Os laços emocionais entre acompanhante e bebé são fortalecidos pelo contacto de pele que a atividade proporciona, bem como pelos momentos lúdicos e de aprendizagem que ambos vivenciam. São experiências únicas e irrepetíveis.

Segundo Gomes (1985, p.6), “o meio aquático proporciona à criança novas vivências e capacidades de adaptação, de tal modo que ela se depara com a oportunidade de, através das suas experiências aquáticas, estruturar o seu esquema corporal simultaneamente nos dois meios, terrestre e aquático.”

Saiba quando o seu bebé deve começar a praticar natação e quais os seus benefícios:

Qual a idade ideal para começar?

Segundo o coordenador do HMC Sports, André Bastos, os bebés a partir dos 7 meses vão perdendo uma série de reflexos que lhes são inatos e que se acentuam aos 9 meses. Estes reflexos são muito úteis para a adaptação ao meio aquático. Por isso, recomenda que iniciem o seu contacto com a água mais cedo, assim que os pais se sentirem confortáveis. Acrescenta que «o ideal seria começarem aos 4 meses, já que o bebé conserva um conjunto de capacidades que favorecem a sua adaptação. Têm a capacidade de flutuar e de mexerem o seu corpo dentro de água de forma relaxada. Mantêm a apneia reflexa que consiste em fechar a glote, ou seja, não engolem água nem têm a sensação de que se estão a afogar».

Outros estudos apontam para os 6 meses, já que nesta idade a criança apresenta um sistema imunitário mais forte (por se encontrar com a vacinação em dia).

Benefícios da natação para bebés

01. Fortalece o sistema cardiorrespiratório

Ao trabalhar os membros e a respiração em simultâneo, o bebé fortalece a musculatura cardíaca, ocorrendo uma melhoria na sua resistência. Adicionalmente, amplia a capacidade do sistema respiratório e a regulação adequada à sua circulação sanguínea.

02. Desenvolvimento psicomotor

Permite ao bebé aumentar a sua força, agilidade e equilíbrio, o que é essencial para a aquisição de comportamentos físicos como gatinhar e andar.

03. Reforça a sua segurança e independência

Um estudo de uma faculdade alemã comprova que os bebés que praticam natação até 1 ano de idade adquirem mais autonomia e independência em fase adulta. A razão prende-se com o facto de, na natação, o bebé ser confrontado desde cedo com a necessidade de se adaptar e “sobreviver” a um meio aquático que lhe é naturalmente adverso. A par do desenvolvimento destas competências, o facto de aprender a adaptar-se ao meio aquático também irá conferir maior segurança contra riscos de afogamento.

04. Estimula o apetite e aumenta o sono

Com a prática da natação o bebé está mais predisposto a comer, pois as aulas estimulam o apetite. Os exercícios na água deixam-no relaxado, e, com isso, dorme melhor. Consequentemente, melhora o seu comportamento ao longo do dia.

05. Promove o vínculo entre os pais e o bebé

Por terem de passar mais tempo com o bebé, os pais dão-lhe mais atenção e carinho. Dessa forma, é fortalecido o vínculo afetivo entre eles.

06. Ajuda na socialização

As aulas de natação permitem ao bebé interagir com outras crianças. Essa convivência ajudará o seu filho a relacionar-se melhor e facilitará a realização de atividades junto com outras pessoas.

07. Fortalece o sistema imunitário

Um dos benefícios mais importantes da natação para bebés é o fortalecimento do sistema imunitário, isto porque o sistema do seu bebé acostuma-se a uma série de circunstâncias.
Como tal, problemas como asma, otites e resfriados serão cada vez menos frequentes.

 

Agora que você já conhece os principais benefícios da natação quando praticada desde cedo, é importante encontrar o lugar adequado para inscrever o seu bebé na natação. Quer uma dica?

 

Botao escola natacao - Natação para bebés: conheça os benefícios