HIIT (High Intensity Interval Training) é um método de treino intervalado que consiste em sessões de esforço de curta duração intercalado com momentos de descanso.

Este método de treino oferece inúmeros benefícios e é um tipo de treino muito eficiente para quem quer perder peso.

Além de apresentar um gasto energético superior ao treino de baixa intensidade, o HIIT produz o que a literatura denomina como excess post-exercise oxygen consumption (EPOC). O EPOC é responsável por diversos efeitos fisiológicos que ocorrem com o intuito de restaurar o estado de equilíbrio do organismo que, por sua vez, foi alterado devido ao exercício físico.

Assim, uma sessão de treino HIIT, que requer mais energia proveniente das vias metabólicas anaeróbias, gera um efeito EPOC maior, produzindo um gasto energético pós-exercício prolongado. Mantendo o consumo de oxigénio elevado após o exercício, estamos assim a aumentar o nosso gasto energético diário. Estudos referem que o efeito EPOC pode aumentar até 15% o gasto energético diário, e prolongar-se até 8 horas.

Benefícios do treino HIIT

01. Perder peso, não músculo.

Estudos comprovam que o treino intervalado, quando combinado com treino de resistência, é eficaz na preservação de massa muscular. Mas não só. Quanto mais músculo, maior é o gasto de energia. Dessa forma, a perda de peso vem exclusivamente da perda de gordura.

02. Aumento do consumo de oxigénio.

Um VO2 (volume de oxigénio) máximo mais elevado significa que o corpo é mais eficiente no aporte de oxigénio ao músculo. Por sua vez, permite uma produção de trabalho mais elevada.

03. Maior dispêndio calórico.

Quando realizamos exercício a baixa intensidade, o gasto calórico total inclui uma percentagem elevada de solicitação das gorduras. Contudo, o gasto calórico total, aquando da realização do treino HIIT, é bem mais elevado. 10 minutos de HIIT podem gastar a mesma quantidade de calorias do que 50 minutos de exercício de baixa intensidade.

04. Maior oxidação das gorduras. 

O método HIIT contribui para o aumento da capacidade do organismo para utilizar a gordura como fonte de energia.

Mais energia e mais saúde

O treino HIIT promove melhorias significativas na aptidão física dos seus praticantes. Estudos comprovam efeitos positivos no controlo glicémico e na composição corporal após treino regular HIIT, em praticantes com condições específicas, nomeadamente excesso de peso e diabetes.

Por ser um treino rápido e intenso, permite alcançar benefícios de saúde associados ao exercício físico. Portanto, é ideal para quem enumera a falta de tempo como sendo um problema.

Tendo em conta a crescente evidência científica de suporte ao HIIT, é improvável que o fascínio atual com este tipo de treino se desvaneça. É, claramente, uma ferramenta valiosa na promoção da saúde e da aptidão física.