Pilates é um exercício físico que desenvolve flexibilidade, força e resistência sem adicionar massa muscular, concentrando-se principalmente nos músculos abdominais, do quadril e das costas, chamados de músculos “centrais” do corpo. 

Como surgiu o Pilates?

Foi criado há mais de 90 anos por Joseph H. Pilates, um atleta alemão que desenvolveu a sua própria técnica de exercícios após estudar yoga e o treino físico usado pelos antigos gregos e romanos. Também foi um defensor da conexão mente-corpo, sendo que os seus exercícios incluem respiração focada e concentração mental.

Desde o início, Pilates baseou os exercícios num equipamento de exercício chamado “The Reformer“, um banco de madeira que usa roldanas, molas e tábuas deslizantes para criar resistência. Hoje, há uma variedade de máquinas especiais que podem ser usadas na sua prática. No entanto, muitos exercícios podem ser realizados num tapete. 

Os benefícios do Pilates

Os benefícios para a preparação física incluem músculos longos e firmes, barriga lisa, costas fortes e boa postura. Os benefícios adicionais incluem:

Melhor saúde cardíaca e pulmonar. Os exercícios respiratórios do Pilates podem aumentar a capacidade pulmonar e a parte aeróbica dos exercícios ajuda o coração a trabalhar mais e a melhorar o fluxo de oxigênio no sangue.

Maior equilíbrio e flexibilidade. Além de tonificar e fortalecer os músculos, também alonga os músculos e melhora a amplitude do movimento, produzindo maior flexibilidade, equilíbrio, coordenação e agilidade.

Benefícios mentais. Como o Pilates enfatiza a concentração e a respiração concentrada, também aumenta a conexão mente-corpo, o que pode ajudar a aliviar o stress e a ansiedade.

Segurança. Sendo um tipo de exercício de baixo impacto e facilmente adaptado a diferentes condições físicas, mesmo para quem sente que não está em boa forma agora, pode começar a praticar esta modalidade. No entanto, será importante discutir o nível de condicionamento físico com o instrutor de Pilates e evitar qualquer movimento avançado até que seja capaz de realizá-lo com segurança.