Natal é sinónimo de excessos e quilinhos a mais. É normal querer desfrutar dos doces típicos que só comemos nesta data festiva, mas também é verdade que são maioritariamente confecionados com grandes quantidades de açúcar e gordura. Se esteve ou está a tentar perder peso ou manter uma dieta equilibrada e saudável, saiba que pode pôr em causa todo o esforço aplicado até agora. O mais importante de tudo é aproveitar, sim, mas ter sempre alguma sensibilidade para conseguir parar e não cometer grandes excessos.

 

Se gosta de cozinhar, porque não experimentar fazer uma destas receitas? Podem ser uma ótima alternativa às sobremesas típicas de Natal, sem que percam o sabor!

Rabanada Light

rabanadas - Receitas práticas para um Natal mais saudável

Ingredientes:

» 4 fatias de pão duro (ex.: fatias diagonais de baguete integral)

» 300 ml leite magro

» 2 colheres de sopa de mel

» 1 pau de canela e casca de limão

» 1 ovo

» 3 colheres de sopa de óleo de amendoim

» Açúcar amarelo q.b.

» Canela moída q.b.

 

Modo de confeção:

Começar por aquecer o leite juntamente com o pau de canela, a casca de limão e o mel, deixando ferver durante 2-3 minutos. Posteriormente, humedecer as fatias de pão no leite. Bater o ovo. Passar o pão pelo ovo batido. Numa frigideira, com o óleo quente, doure cada fatia de ambos os lados, sem que fiquem submergidas no óleo. Polvilhar com açúcar e canela.

Bolachinhas “low sugar”

bolachinhas low sugar - Receitas práticas para um Natal mais saudável

Ingredientes:

» 100gr de manteiga sem sal
» 60gr de açúcar mascavado
» 1-2 colheres de sobremesa de stevia – Opcional, caso as queira tornar mais doces
» 1 ovo
» 2 colheres de chá essência de baunilha
» 100gr de farinha integral ou de espelta
» 175gr de farinha branca
» 1 colher de chá de canela em pó
» Amêndoas para decorar

Modo de confeção:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Começar por forrar um tabuleiro com papel vegetal.

Numa taça, juntar a manteiga (amolecida) e o açúcar e bater até formar uma massa lisa. Adicionar o ovo e a essência de baunilha e bater novamente. Misturar as farinhas e a canela em pó. Com a massa pronta, polvilhar uma superfície com farinha. Começar a moldar as bolachas. Pode optar por utilizar cortadores de bolachas com diferentes formatos. Por fim, decorar com a amêndoa.

Levar ao forno entre 8 a 10 minutos ou até dourar. Deixar arrefecer por aproximadamente 5 minutos para que possam endurecer.

Bolinhas de coco – “Raffaellos” saudáveis

raffaellos saudaveis - Receitas práticas para um Natal mais saudável

Ingredientes:

» 200gr de creme de coco (manter refrigerado)
» 125gr de coco ralado + coco ralado para rodar as bolinhas
» 50gr de mel
» 1 colher de sopa de essência de baunilha
» 3-4 gotas de licor (de sua preferência)
» 100-150gr de chocolate 70% cacau

Modo de confeção:

Caso não encontre creme de coco, comprar uma lata de leite de coco (sem ser light) e colocar no frigorífico de um dia para o outro. No dia seguinte, abrir a lata e usar apenas a gordura que ficou à superfície (isso será o creme de coco).

Juntar o creme de coco, o coco ralado, o mel e a essência de baunilha. A esta mistura, acrescentar 1 pitada de sal para intensificar o sabor. A massa deve ficar facilmente moldável. Se necessário, acrescentar mais creme de coco.

Dividir a massa em duas partes iguais. Numa das partes, adicionar umas gotas de licor ou rum ou vinho do Porto, para um toque diferente. Usar as mãos para misturar. Com a ajuda de uma colher de chá, formar as bolinhas e levar ao frigorífico durante uma hora.

Derreter o chocolate. Rolar as bolas no chocolate e, por fim, polvilhar com coco ralado.

Armazenar no frigorífico, de preferência num recipiente selado.

Leite creme light

leite creme canela - Receitas práticas para um Natal mais saudável

 

Ingredientes:

» 400ml leite magro
» 50gr de açúcar mascavado
» 2 colheres de sopa cheias de stevia
» 20gr de amido de milho (maizena)
» 1 colher de café de essência de baunilha
» 1 pau de canela e casca de limão
» Canela em pó q.b.
» 4 gemas

Modo de confeção:

Levar ao lume o leite, juntamente com a canela e a casca de limão, e deixar ferver um pouco para que os sabores se intensifiquem. Numa taça, misturar bem os restantes ingredientes. Após 2-3 minutos do leite estar a ferver, baixar o lume, retirar a raspa de limão e adicionar lentamente a outra mistura ao leite. Mexer muito bem com a vara de arame para não criar “grumos” e desligar o lume apenas quando a mistura engrossar, mexendo sempre até alcançar esse ponto. Retirar o pau da canela, separar em taças e servir com canela em pó.