Natal é sinónimo de excessos e quilinhos a mais. É normal querer desfrutar dos doces típicos que só comemos nesta data festiva, mas também é verdade que são maioritariamente confecionados com grandes quantidades de açúcar e gordura. Se esteve ou está a tentar perder peso ou manter uma dieta equilibrada e saudável, saiba que pode pôr em causa todo o esforço aplicado até agora. O mais importante de tudo é aproveitar, sim, mas ter sempre alguma sensibilidade para conseguir parar e não cometer grandes excessos.
Se gosta de cozinhar, porque não experimentar fazer uma destas receitas? Podem ser uma ótima alternativa às sobremesas típicas de Natal, sem que percam o sabor!
Rabanada Light
Ingredientes:
» 4 fatias de pão duro (ex.: fatias diagonais de baguete integral)
» 300 ml leite magro
» 2 colheres de sopa de mel
» 1 pau de canela e casca de limão
» 1 ovo
» 3 colheres de sopa de óleo de amendoim
» Açúcar amarelo q.b.
» Canela moída q.b.
Modo de confeção:
Começar por aquecer o leite juntamente com o pau de canela, a casca de limão e o mel, deixando ferver durante 2-3 minutos. Posteriormente, humedecer as fatias de pão no leite. Bater o ovo. Passar o pão pelo ovo batido. Numa frigideira, com o óleo quente, doure cada fatia de ambos os lados, sem que fiquem submergidas no óleo. Polvilhar com açúcar e canela.
Bolachinhas “low sugar”
Ingredientes:
» 100gr de manteiga sem sal
» 60gr de açúcar mascavado
» 1-2 colheres de sobremesa de stevia – Opcional, caso as queira tornar mais doces
» 1 ovo
» 2 colheres de chá essência de baunilha
» 100gr de farinha integral ou de espelta
» 175gr de farinha branca
» 1 colher de chá de canela em pó
» Amêndoas para decorar
Modo de confeção:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Começar por forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Numa taça, juntar a manteiga (amolecida) e o açúcar e bater até formar uma massa lisa. Adicionar o ovo e a essência de baunilha e bater novamente. Misturar as farinhas e a canela em pó. Com a massa pronta, polvilhar uma superfície com farinha. Começar a moldar as bolachas. Pode optar por utilizar cortadores de bolachas com diferentes formatos. Por fim, decorar com a amêndoa.
Levar ao forno entre 8 a 10 minutos ou até dourar. Deixar arrefecer por aproximadamente 5 minutos para que possam endurecer.
Bolinhas de coco – “Raffaellos” saudáveis
Ingredientes:
» 200gr de creme de coco (manter refrigerado)
» 125gr de coco ralado + coco ralado para rodar as bolinhas
» 50gr de mel
» 1 colher de sopa de essência de baunilha
» 3-4 gotas de licor (de sua preferência)
» 100-150gr de chocolate 70% cacau
Modo de confeção:
Caso não encontre creme de coco, comprar uma lata de leite de coco (sem ser light) e colocar no frigorífico de um dia para o outro. No dia seguinte, abrir a lata e usar apenas a gordura que ficou à superfície (isso será o creme de coco).
Juntar o creme de coco, o coco ralado, o mel e a essência de baunilha. A esta mistura, acrescentar 1 pitada de sal para intensificar o sabor. A massa deve ficar facilmente moldável. Se necessário, acrescentar mais creme de coco.
Dividir a massa em duas partes iguais. Numa das partes, adicionar umas gotas de licor ou rum ou vinho do Porto, para um toque diferente. Usar as mãos para misturar. Com a ajuda de uma colher de chá, formar as bolinhas e levar ao frigorífico durante uma hora.
Derreter o chocolate. Rolar as bolas no chocolate e, por fim, polvilhar com coco ralado.
Armazenar no frigorífico, de preferência num recipiente selado.
Leite creme light
Ingredientes:
» 400ml leite magro
» 50gr de açúcar mascavado
» 2 colheres de sopa cheias de stevia
» 20gr de amido de milho (maizena)
» 1 colher de café de essência de baunilha
» 1 pau de canela e casca de limão
» Canela em pó q.b.
» 4 gemas
Modo de confeção:
Levar ao lume o leite, juntamente com a canela e a casca de limão, e deixar ferver um pouco para que os sabores se intensifiquem. Numa taça, misturar bem os restantes ingredientes. Após 2-3 minutos do leite estar a ferver, baixar o lume, retirar a raspa de limão e adicionar lentamente a outra mistura ao leite. Mexer muito bem com a vara de arame para não criar “grumos” e desligar o lume apenas quando a mistura engrossar, mexendo sempre até alcançar esse ponto. Retirar o pau da canela, separar em taças e servir com canela em pó.