Com a chegada do calor começam as idas à praia e, por vezes, fica difícil saber o que levar para comer. Para não se desviar muito da sua rotina alimentar e resistir às tentações (bolas de Berlim, gelados, caipirinhas, cocktails, etc.), o ideal é planear as refeições e os snacks para levar consigo. Procure levar snacks práticos e saudáveis e conserve-os bem, transportando-os num saco térmico.

Deixamos algumas sugestões de snacks que pode levar consigo para a praia.

Queijinho Babybel ou “Vaca que Ri” com tostas/tortilhas de arroz ou milho
Palitos de cenoura/aipo/pepino com húmus de grão-de-bico

Palitos de cenoura

» 150g de cenoura ou aipo ou pepino cortados aos palitos

Húmus de grão-de-bico

» 300g de grão-de-bico cozido
» Sumo de ½ limão
»
1 dente de alho
»
2 c. sopa de azeite
»
1 pitada de sal
»
Pimenta a gosto

Modo de confeção:

Num liquidificador juntar todos os ingredientes e triturar até obter uma textura homogénea. Se a pasta ficar muito espessa, adicionar água e voltar a triturar até ficar cremosa.

Chips de legumes

» 1 unidade média do legume a gosto (cenoura, beterraba, rabanete, abóbora) cortados em fatias finas
» 2 c. sopa de azeite
»
Especiarias a gosto (orégãos, pimenta, alecrim)
»
Sal q.b.

Modo de confeção:

Colocar as rodelas dos legumes num tabuleiro. Misturar o azeite com as especiarias e o sal e colocar por cima dos legumes. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC. Retirar quando estiverem crocantes.

Espetadas de fruta com queijo fresco

» Peça de fruta a gosto – A melancia, o melão e a meloa são constituídos sobretudo por água, sendo ótimas opções para o Verão. Morangos, pêssegos, cerejas, mirtilos e ananás são também boas opções.

» 1 embalagem queijo fresco magro

Modo de confeção:

Cortar a peça de fruta e o queijo aos quadrados. Colocar de forma alternada a fruta e o queijo em espetos de madeira.

Panquecas de banana e aveia

» 1 ovo
» 1 banana média madura
»
4 colheres de sopa de flocos de aveia
»
Canela

Modo de confeção:

Juntar todos os ingredientes e triturá-los. Fazer as panquecas numa frigideira antiaderente (não necessita de adicionar nenhuma gordura).

Iogurte com aveia e fruta no pote

»  1 iogurte magro à escolha
»  2 colheres de sopa de flocos de aveia
» 
Morangos, framboesas ou uma peça de fruta à escolha
» 
Canela

Modo de confeção:

Colocar num frasco os ingredientes por camadas. Adicionar a canela como topping.

Tremoços
Mix de frutos secos
Água aromatizada

A água é essencial. Se tiver dificuldades em beber água, pode fazer água aromatizada, adicionando fruta e hortelã ou umas rodelas de limão.

 

Cristiana Pinho Silva – 4657N