Reunimos algumas sugestões de sobremesas para uma Páscoa mais saudável. Com algumas substituições podemos obter receitas muito mais saudáveis, mas igualmente deliciosas e cheias de sabor.

Amêndoas de chocolate negro

Amêndoas de chocolate negro

Ingredientes:

» 200g de amêndoas inteiras com pele
» 150g de chocolate negro

Modo de confeção:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar as amêndoas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno até tostar de ambos os lados e reservar – aproximadamente 10 minutos. Derreter o chocolate em banho-maria e mergulhar as amêndoas no chocolate derretido. Retirar as amêndoas e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, com a ajuda de 2 colheres.

Pode polvilhar as amêndoas com coco ralado, canela ou cacau em pó antes de o chocolate arrefecer.

Trufas de amêndoa

Trufas de amêndoa

Ingredientes:

» 40g amêndoas sem pele
» 8 tâmaras demolhadas
»
3 colheres de sopa de cacau em pó
»
1 colher de sopa de manteiga de amêndoa

Modo de confeção:

Retirar o caroço e colocar as tâmaras a demolhar durante 30 minutos. Colocar todos os ingredientes num processador de cozinha e triturar até obter uma massa homogénea. Deixar no frigorífico durante 40 minutos. Retirar do frigorífico e moldar até formar bolinhas. Por fim, é só polvilhar com cacau em pó.

Folar de Páscoa (sem açúcar)

Folar sem açúcar

Ingredientes:

» 2 colheres de chá fermento de padeiro
» 500g de farinha de trigo integral
»
250ml de leite magro ou bebida vegetal
»
100g de óleo de coco
»
100g de açúcar de coco ou mel
»
1 colher de café de canela em pó
»
1 colher de café de erva doce
»
1 ovo
»
Gema para pincelar
»
Amêndoas sem pele para enfeitar (opcional)
»
1 ovo cozido para colocar no interior (opcional)

 Modo de confeção:

Numa tigela, começar por misturar o fermento com metade da farinha e metade do leite ou da bebida vegetal. Mexer bem até que a massa do fermento se solte da tigela e das mãos. Numa tigela à parte, colocar a restante farinha e fazer um buraco no centro. Adicionar a massa do fermento, o açúcar, o óleo de coco derretido, a canela, a erva doce e o ovo levemente batido.

Amassar tudo até que a massa se solte da tigela. Batê-la na mesa de trabalho umas 15 a 20 vezes até que tenha uma consistência fofa.

Passar uma tigela por água quente e colocar a massa lá dentro. Polvilhar com farinha, tapar com película aderente e colocar num local morno (sugerimos pré-aquecer o forno e desligar 5 minutos antes de colocar a tigela com a massa).

Deixar levedar até duplicar o volume, cerca de 1 a 2 horas.

Dividir a massa em algumas bolas (e se quiser pode colocar o ovo cozido no meio ou então enfeite com miolo de amêndoas sem pele).

Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 30 minutos. Depois de 10 minutos, cobrir com papel de alumínio para acabar de cozer no interior e não queimar a superfície.

Nos últimos 5 minutos, retirar os folares do forno, pincelar com a gema misturada com um pouco de leite, e levar novamente ao forno até ficar douradinho.