Nadar ou poder desfrutar dos prazeres da água, seja na praia, na piscina ou noutro ambiente, pode ser um grande desafio para muitas pessoas. As causas desse receio podem ser diversas e assumem graus de complexidade diferentes, levando a que muitas pessoas se acomodem e interiorizem que nunca vão conseguir superar o medo da água.

O simples ato de molhar a cara, mergulhar ou tirar os pés do chão para ficar em suspensão, parecem inultrapassáveis. O medo instala-se e desfrutar das brincadeiras de verão com os filhos, netos ou amigos, viram apenas sonhos que vão sendo adiados e que não se concretizam. 

Identificou-se com este medo? A boa noticia é que existe uma solução!

Conheça agora os 6 passos que o vão ajudar a perder o medo da água:

01. Aceitar que tem medo da água

Um dos principais motivos que impedem que o medo seja ultrapassado é a vergonha de o expor. Pensamentos negativos como: “que figura vou fazer” ou “o que vão os outros pensar de mim”, são relativamente comuns, mas o importante é aceitar que tem esse medo. Este será um passo decisivo para começar a tomar decisões mais assertivas que conduzam à resolução do problema.

02. Controlar a ansiedade

Uma técnica imprescindível neste processo é respirar fundo para evitar a ansiedade e ataques de pânico. Imaginar-se a nadar tranquilamente e sem medo da água também pode ajudar nesse controlo.

03. Praticar com um amigo

Qualquer atividade pode tornar-se mais prazerosa se for praticada juntamente com um amigo que lhe transmita confiança.

04. Começar numa piscina onde tenha pé

Para sentir segurança, comece por molhar as pernas e relaxar. Depois, mergulhe o corpo: a dica é descer degrau a degrau para que, ao sentir-se mais confiante, consiga mergulhar o rosto.

05. Acreditar que é capaz

Se os outros conseguem, você também vai conseguir. Afinal, ninguém nasce com medo da água, certo? Da mesma forma que o medo é adquirido, também é possível perdê-lo.

06. Procurar a ajuda de um profissional

Aceitar vencer o medo da água é um passo importante que tem que ser dado por si, mas não tem que estar sozinho ao longo do processo. Da mesma forma que para aprender a ler e a escrever precisou do auxílio de um professor, porque não pedir a ajuda de um profissional para aprender a nadar? No programa “Perder o medo da água” do HMC Sports, por exemplo, é-lhe garantido que, em apenas 6 sessões individuais e totalmente personalizadas, conseguirá aprender as bases de uma relação saudável com o meio aquático.

Em suma, lembre-se, fazer as pazes com a água não é uma corrida. Ao longo desta publicação demonstramos que cada um tem os seus métodos e leva o seu tempo. Afinal de contas, ninguém nasce ensinado, mas a prática leva à perfeição. Por isso, antes de integrar uma turma de uma Escola de Natação, tenha a certeza que é capaz de mergulhar nesta nova etapa da sua vida.