Os transtornos de ansiedade muitas vezes surgem durante a infância e adolescência. As crianças que lidam com este transtorno têm um maior risco de depressão e ansiedade no futuro.

 

As crianças estão, cada vez mais, expostas ao stress e à agitação. São, em muitos casos, vítimas do ritmo acelerado que os adultos lhes impõem. Tudo isso acompanhado pelo excesso de estímulos e informações que chegam por diversos meios (tablets, computadores, TV ou telemóveis). 

Com isso, dedicam pouco tempo a investir no seu desenvolvimento, habilidades sociais e emocionais – justamente aquelas que a vão diferenciar num futuro cada vez mais competitivo.

Mindfulness para crianças: porquê tão importante?

As técnicas do Mindfulness oferecem inúmeros benefícios para o desenvolvimento emocional, mental e intelectual das crianças. Segundo Sandra Ferreira, professora de Baby Yoga e Play Yoga, “ensinar como lidar com as emoções e sentimentos é o maior legado que os pais podem deixar aos seus filhos.” 

Algumas razões para praticar:

01. Ensina as crianças a estarem mais sintonizadas consigo mesmas, conscientes e a desenvolverem melhores interações sociais;

02. Permite gerenciar emoções. A tecnologia, a internet, os jogos e o youtube, desafiam as crianças diariamente a obter informações, a pensar e a agir de forma muito rápida, sem muitas vezes conseguir parar para prestar atenção a coisas mais simples e interessantes. É a partir daí que advém a dificuldade para estudar.

03. Preparação emocional para diferentes fases da vida, ao conquistar a sensação de estabilidade e segurança internas. Isso permite terem mais clareza e discernimento nas suas atitudes.

04. Menos stress e a mente mais renovada. Favorece a criatividade e a clareza.

05. Regulação emocional – Auxilia as crianças a retornarem ao seu ritmo natural e lidar com emoções difíceis, como medo e frustração.

06. Ajuda a levá-las ao seu pleno potencial. As crianças desenvolvem maiores capacidades de concentração e de criatividade, são mais cooperativas e, consequentemente, aumentam o seu rendimento escolar.

Aprender a gerir as emoções com Mindfulness

Com a aprendizagem do Mindfulness, as crianças serão mais capazes de identificar, tolerar e experienciar as suas emoções e sensações corporais, inclusive as que surgem associadas às emoções negativas (como a ansiedade, o medo, a tristeza,…), em vez de as tentarem eliminar.

Sandra Ferreira explica por que razão é isto tão importante:

Primeiro, porque não é possível nem desejável eliminar as nossas emoções – elas são fundamentais.

Segundo, porque se a criança aprender a tolerar e aceitar as suas emoções e sensações físicas será mais capaz de tomar as suas decisões de acordo com o que é importante para ela, ao invés de permitir que as emoções interfiram e comandem a sua vida.

 

Em suma, é fundamental possibilitar à criança um momento para que possa parar, respirar e conectar-se consigo mesma. Ensinar a prática da meditação deve fazer parte da rotina diária das crianças, uma vez que oferece ferramentas e inúmeros benefícios que contribuem para o aumento da atenção e para o seu crescimento harmonioso.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Mindfulness para crianças dos 7 aos 12 anos, com início no dia 23 de janeiro.

Clique no botão para saber todos os detalhes!

Programa Mindfulness