A falta de atenção tem sido apontada como uma das principais causas para o baixo rendimento escolar e para a falta de interesse na compreensão de matérias.
Para desenvolvê-la, as escolas mais preocupadas com o rendimento e sucesso dos seus alunos estão a adotar programas de mindfulness. Com estes programas, as crianças e adolescentes desenvolvem maiores capacidades de concentração e de criatividade, são mais cooperativas e, consequentemente, aumentam o seu rendimento escolar.
A ciência e a prática provam que o mindfulness é um forte aliado na arte de educar.
Educar com emoção:
a calma e o entusiasmo
na prática de mindfulness;
Emoções: comunicação
entre o corpo e a mente;
A energia para a ação;
Reconhecer as emoções
como amigas;
As vozes das emoções:
como se relacionam;
O teu lugar tranquilo e seguro;
O desenvolvimento
da inteligência do coração;
Práticas
Dar valor ao que nos faz felizes;
Acrescentar valor à vida;
O valor da liberdade: a capacidade de ultrapassar os obstáculos;
Descobrir o nosso próprio valor;
Descobrir o valor dos demais;
O valor da gratidão;
Práticas
O corpo como aliado
e não como obstáculo;
A nossa postura perante a vida;
Yoga na prática de mindfulness;
Técnicas de respiração.
Hábitos alimentares;
Comida e afeto;
O silêncio na comida;
A fome e o ponto de satisfação;
Dietas e seleção dos alimentos;
A cozinha consciente;
Práticas
Libertar a criança artista
que há em ti;
Criar a partir do nada;
Arte e expressão do subconsciente;
O gosto pelo detalhe;
Luz, vibração e consciência;
Práticas
Um módulo dedicado
à Comunicação Não Violenta
Desenvolver formas mais positivas de estabelecer comunicação com os filhos e familiares, com o objetivo de criar relações mais autênticas, com base na empatia, no respeito, na compaixão e cooperação;
Promover o diálogo e formas alternativas de comunicar e agir perante conflitos para uma melhor comunicação.
Aprender a arte da autocompaixão
e generosidade;
Compaixão e relacionamentos;
Escutar com o coração os diferentes personagens/papéis que diariamente assumimos para interagir com o outro;
Gratidão, conexão e equilíbrio emocional.
Abordar o conceito de energia da energia vital que flui nos nossos corpos;
Quais são os principais centros de energia, identificá-los de uma forma simples e como energizá-los para utilizar a sua energia com objetivos definidos.
Técnicas de autodomínio, equilíbrio emocional e cura.
Distúrbios alimentares
na adolescência;
Como melhorar e transformar a consciência alimentar.
O respeito pela integridade,a autenticidade e responsabilidade pessoal (Pais e Filhos)
[13 aos 16 anos]
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