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[LISTA DE ESPERA 13-16 ANOS]

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HMC etiqueta sombra - Programa de Mindfulness

Mindfulness para Crianças e Jovens

Aprenda como aumentar a atenção plena
e o seu tempo de duração!

Programa especialmente concebido para aumentar o nível de concentração e foco das crianças e adolescentes.

Porquê fazer este programa?

A falta de atenção tem sido apontada como uma das principais causas para o baixo rendimento escolar e para a falta de interesse na compreensão de matérias.

Para desenvolvê-la, as escolas mais preocupadas com o rendimento e sucesso dos seus alunos estão a adotar programas de mindfulness. Com estes programas, as crianças e adolescentes desenvolvem maiores capacidades de concentração e de criatividade, são mais cooperativas e, consequentemente, aumentam o seu rendimento escolar.

A ciência e a prática provam que o mindfulness é um forte aliado na arte de educar.

Neste curso vão aprender a...

Blogging

Aumentar a capacidade
de concentração das crianças, controlar o stress e reduzir estados de ansiedade, hiperatividade e défice de atenção.

Cloud

Melhorar as relações interpessoais, nomeadamente a cooperação, gentileza, paciência, e controlar impulsos reativos.

Blogging

Aumentar a autoconfiança e autoestima, importantes para enfrentar situações que provocam stress e de desafio.

Amazing Support

Trabalhar a consciência amorosa, propiciando mais compaixão e aceitação por si e pelo próximo.

7 aos 12 anos

Como funciona o curso?

O Programa de Mindfulness para crianças dos 7 aos 12 anos é composto por 8 sessões, cada uma com 90 minutos de duração, divididas da seguinte forma: 5 aulas com os alunos; 3 aulas com os pais e os alunos.

Nas técnicas de mindfulness para crianças utilizam-se práticas para cultivar a consciência corporal, a atenção plena na respiração, assim como a atenção aos sentimentos e pensamentos.

Recorre-se a atividades lúdicas e leitura de textos, totalmente  adaptadas à faixa etária dos participantes. Entre cada aula do programa, os participantes são solicitados a cumprirem determinadas práticas em casa para consolidarem aprendizagens e criarem hábitos, pois é da prática regular que advêm os maiores benefícios.

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Mindfulness
e Educação Emocional

AULA 1

Educar com emoção: 
a calma e o entusiasmo
na prática de mindfulness;

Emoções: comunicação
entre o corpo e a mente;

A energia para a ação;

Reconhecer as emoções
como amigas;

As vozes das emoções:
como se relacionam;

O teu lugar tranquilo e seguro;

O desenvolvimento
da inteligência do coração;

Práticas

Mindfulness
e educação com valores

AULA 2

Dar valor ao que nos faz felizes;

Acrescentar valor à vida;

O valor da liberdade: a capacidade de ultrapassar os obstáculos;

Descobrir o nosso próprio valor;

Descobrir o valor dos demais;

O valor da gratidão;

Práticas

Mindfulness
e consciência corporal

aula 3

O corpo como aliado
e não como obstáculo;

A nossa postura perante a vida;

Yoga na prática de mindfulness;

Técnicas de respiração.

Consciência nutricional:
vida e alimentação

aula 4

Hábitos alimentares;

Comida e afeto;

O silêncio na comida;

A fome e o ponto de satisfação;

Dietas e seleção dos alimentos;

A cozinha consciente;

Práticas

Mindfulness
e desenvolvimento artístico

AULA 5

Libertar a criança artista
que há em ti;

Criar a partir do nada;

Arte e expressão do subconsciente;

O gosto pelo detalhe;

Luz, vibração e consciência;

Práticas

Comunicação Consciente e Disciplina Positiva (com os pais)

AULA 6

Um módulo dedicado
à Comunicação Não Violenta

 Desenvolver formas mais positivas de estabelecer comunicação com os filhos e familiares, com o objetivo de criar relações mais autênticas, com base na empatia, no respeito, na compaixão e cooperação;

Promover o diálogo e formas alternativas de comunicar e agir perante conflitos para uma melhor comunicação.
  

Mindfulness e Autocompaixão
(com os pais)

AULA 7

Aprender a arte da autocompaixão
e generosidade;

Compaixão e relacionamentos;

Escutar com o coração os diferentes personagens/papéis que diariamente assumimos para interagir com o outro;

Gratidão, conexão e equilíbrio emocional.

Chacras/Conhecer, potenciar
e equilibrar os nossos centros energéticos
(com os pais)

AULA 8

Abordar o conceito de energia da energia vital que flui nos nossos corpos;

Quais são os principais centros de energia, identificá-los de uma forma simples e como energizá-los para utilizar a sua energia com objetivos definidos. 

Técnicas de autodomínio, equilíbrio emocional e cura.

[7 aos 12 anos]

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Entraremos em contacto assim que surgirem novas datas.

"O meu filho distraía-se com muita facilidade, o que o impedia de estar concentrado. Senti-o mais concentrado, mais calmo, e mais focado."


Ysolda Suárez
Mãe do Diogo | 11 anos

"O curso foi um excelente complemento às aprendizagens que os meus filhos adquiriram na gestão das emoções. Foi uma experiência extremamente positiva e de relaxamento. Recomendo a todos os pais!"


Sandrine Batista
Mãe do David e Duarte | 8 e 10 anos

"Uma experiência gratificante!
Gostei principalmente da aula entre pais e filhos. Senti a minha filha mais relaxada e tranquila."


Joana Guimarães
Mãe da Gabriela | 8 anos

"Como sentia o meu filho mais agitado e nervoso, queria que aprendesse técnicas para se manter mais calmo e focado. A meditação teve um impacto muito positivo por ensinar técnicas de concentração. Recomendo!"


Andreia Pinto
Mãe do Guilherme | 9 anos


13 aos 16 anos

Como funciona o curso?

O Programa de para adolescentes dos 13 aos 16 anos é um curso composto por 8 aulas, cada uma com 90 minutos de duração.

Projetadas para ajudar a reduzir os níveis de stress, a compreender os desafios da adolescência, a melhorar a autoestima e a autoconfiança, a potenciar habilidades de concentração e a controlar impulsos.

Na fase da adolescência surgem as primeiras grandes preocupações que podem resultar em frustrações, cansaço, medos ou inseguranças sobre o futuro. Através deste programa pretende-se consciencializar os adolescentes do valor de desacelerar, desconectar dos seus dispositivos digitais, respirar e viver o agora.

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A conexão mente-corpo

AULA 1

Consciência corporal
e controlo de ansiedade.

Equilíbrio Emocional

AULA 2

Reconhecer e lidar  com emoções difíceis, como medo, raiva e tristeza.

O não julgamento

aula 3

Adotar uma postura de testemunha imparcial da sua própria experiência.

Empatia Emocional e Empatia Cognitiva

aula 4

Entender e desenvolver empatia rumo ao florescimento interno.

Mindful Eating

AULA 5

Distúrbios alimentares
na adolescência;

Como melhorar e transformar a consciência alimentar.

Compaixão
e Bondade Amorosa

AULA 6

Semear a Paz (Pais e Filhos)

O diálogo e a comunicação

AULA 7

Pontes para o Amor (Pais e Filhos)

Criar Relações Conscientes

AULA 8

O respeito pela integridade,a autenticidade e responsabilidade pessoal (Pais e Filhos) 

[13 aos 16 anos]

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Sobre a professora...

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Sandra Ferreira é professora de Baby Yoga e Play Yoga, certificada pela Escola de Baby Yoga Portugal, formadora profissional de Child Play Yoga, pela Gurusdass Kaur Khalda, instrutora de massagens para bebés, pela Associação Portuguesa de Massagem Infantil, e instrutora de meditação para crianças e terapia criativa.

É também terapeuta de massagem do som, pela Academia Peter Hess e instrutora de alimentação macrobiótica e vegan. Soma ainda ao seu currículo o curso de desenvolvimento pessoal e psicologia positiva para crianças, além dos conhecimentos nas áreas criativas (teatro, Pedagogia Waldorf, Arte Terapia e Educação Ambiental) e nas áreas de desenvolvimento pessoal (Yoga e Meditação).

O mindfulness, ou a atenção plena, é dotado de um conjunto de ferramentas que podem ser muito úteis para aumentar a concentração. Com alguns exercícios, é possível treinar a consciência para que, sempre que a criança estiver desatenta, o perceba, pare, e consiga redirecionar a atenção para o presente, ganhando foco. 
O treino da atenção plena deve ser frequente, pois só assim se conseguirá provocar a neuroplasticidade – que é a adaptação do cérebro – fazendo com que os novos comportamentos se transformem em hábitos.

Para mais informações entre em contacto connosco!

Feira 256 379 360 Lourosa 227 459 656 Fiães 227 459 651

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