
Desde a redução do stress ao aumento da autoestima, o exercício físico é bom para o cérebro, assim como é para o corpo todo.
Benefícios da atividade física ao nível do bem-estar
Já conhecemos os principais benefícios da prática da atividade física: controlo do peso, pressão arterial baixa, risco reduzido de diabetes, aumento da energia, entre outros, mas e em relação aos benefícios psicológicos?
01. Diminui sintomas de depressão e ansiedade
Está comprovado que o exercício é um impulsionador do humor, diminuindo os sintomas de depressão e ansiedade. A atividade física potencia a segregação de endorfinas, dopamina e serotonina, neurotransmissores essenciais à estabilização do humor e da energia.
Mesmo exercícios moderados durante a semana podem melhorar a depressão e a ansiedade, tanto que alguns médicos recomendam experimentar um regime de exercícios para essas condições antes de recorrer à medicação.
02. Reduz o stress
Outro benefício mental do exercício é a redução dos níveis de stress. O aumento da frequência cardíaca pode, na verdade, reverter os danos cerebrais induzidos pelo stress, estimulando a produção de neuro-hormônios como a norepinefrina, responsável por melhorar a cognição e o humor.
O exercício também força os sistemas nervosos central e simpático do corpo a comunicarem entre si, o que, por sua vez, melhora a capacidade geral do corpo em dar resposta a situações de stress.
03. Melhora a autoestima
Praticar exercício físico pode ajudar, e até mesmo eliminar, alguns problemas que podem diminuir a autoestima, tais como a falta de segurança, confiança ou a dificuldade de lidar com as relações pessoais.
04. Sono de qualidade
A atividade física aumenta a temperatura corporal, o que pode ter efeitos calmantes na mente e contribui para uma boa noite de sono. Os exercícios também ajudam a regular o ritmo circadiano, ou seja, o ritmo normal de dormir-acordar.
Embora o sono de qualidade seja um benefício psicológico do exercício, os especialistas recomendam evitar a sua prática perto da hora de dormir.
05. Bom para o cérebro
A prática regular de atividade física atenua o envelhecimento das células e promove uma preservação da qualidade das ligações neuronais, o que é bom para a memória, concentração e novas aprendizagens.