A Dieta Mediterrânica, Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, é considerada a par da prática de atividade física regular, provavelmente, a melhor forma conhecida de ter mais anos com saúde, sem esquecer o prazer da mesa e o bem-estar que dela decorre.

 

  • É uma dieta baseada em alimentos frescos, naturais e saudáveis, rica em frutas, verduras, cereais integrais, legumes, frutos secos, azeite e peixes, que proporcionam benefícios à saúde e contribuem para um estilo de vida mais equilibrado.  Além disso, é caracterizada pelo consumo moderado de laticínios e vinho tinto, e pelo baixo consumo de carnes vermelhas, açúcares refinados e alimentos processados.

 

  • Ao seguir esta dieta, é possível obter benefícios para a saúde, como a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. É um estilo de vida que valoriza o prazer à mesa e a convivialidade entre as pessoas. Combinando estes aspetos, a dieta mediterrânica é considerada uma das melhores formas conhecidas de ter mais anos com saúde, sem esquecer o prazer da mesa e o bem-estar que dela decorre.

 

  • Por fim, é importante destacar que a dieta mediterrânica não é uma dieta restritiva, mas sim um estilo de vida saudável e equilibrado que pode ser seguido por qualquer pessoa que deseje cuidar da sua saúde e do seu bem-estar.

 

Princípios da Dieta Mediterrânica:

  1. Frugalidade e cozinha simples que tem na sua base preparados que protegem os nutrientes, como as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas;
  2. Elevado consumo de produtos vegetais em detrimento do consumo de alimentos de origem animal, nomeadamente de produtos hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosas;
  3. Consumo de produtos vegetais produzidos localmente, frescos e da época;
  4. Consumo de azeite como principal fonte de gordura;
  5. Consumo moderado de laticínios;
  6. Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal;
  7. Consumo frequente de peixe e baixo de carnes vermelhas;
  8. Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais;
  9. Água como principal bebida ao longo do dia;
  10. Convivialidade à volta da mesa.

 

Identifica-se? Marque uma consulta de nutrição connosco.